Notícias

Na ONU, Itália “condena com firmeza” ataque russo à Ucrânia

O embaixador Maurizio Massari, representante permanente da Itália na Assembleia Geral da ONU, condenou veementemente o ataque russo à Ucrânia, durante a reunião extraordinária da organização.

Em seu discurso, o diplomata criticou a posição da Belarus como “facilitador desta agressão”, ressaltou que a invasão concretiza “uma clara violação do direito internacional e da Carta das Nações Unidas” e pediu a retirada imediata das forças russas do território ucraniano.

“Com o Conselho de Segurança impossibilitado de adotar uma resolução devido ao veto russo, a Assembleia Geral foi obrigada a fazer ouvir sua voz diante de uma ameaça tão séria à paz e segurança internacional”, prosseguiu.

Massari pediu para a “Rússia parar sua ação imediatamente e retirar suas forças militares do território ucraniano e, suas fronteiras internacionalmente reconhecidas, incluindo águas territoriais”.

O embaixador lembrou ainda como a Itália, juntamente com os parceiros da UE, está intensificando seu apoio financeiro e material para fortalecer as capacidades da Ucrânia, com um montante de aproximadamente 110 milhões de euros.

“Também estamos determinados a fornecer maior apoio humanitário para ajudar o povo ucraniano nestas circunstâncias dramáticas”, acrescentou o italiano, garantindo que “a Itália continuará ativamente engajada, em estreita coordenação com seus parceiros e aliados europeus, em favor do fim imediato dessa agressão e em apoio ao retorno urgente a um caminho pacífico”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios