Na madrugada desta sexta-feira, 1º de novembro, faleceu aos 85 anos, em SP, o doutor em Teologia e Direito Canônico e fundador dos Arautos do Evangelho, Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, após 14 anos de padecimentos decorrentes de um acidente vascular cerebral.
Mons. João nasceu em São Paulo, em 15 de agosto de 1939, filho de mãe italiana e pai espanhol. Desde jovem, aspirava formar e guiar os jovens na fé. Em 7 de julho de 1956, conheceu Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, destacado líder católico no Brasil, tornando-se seu fiel discípulo e intérprete. Ingressou na Ordem Terceira do Carmo e, posteriormente, na Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade.
Em 1958, Mons. João serviu o Exército Brasileiro, onde recebeu a medalha Marechal Hermes, reconhecimento militar de grande destaque.
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo S. Francisco, foi também orientado por destacados dominicanos da escola tomista de Salamanca. Mais tarde, formou-se em Psicologia e Humanidades e doutorou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma, além de concluir estudos em Teologia.
Fundador do Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista e do Instituto Teológico São Tomás de Aquino, criou ainda a revista científica “Lumen Veritatis” e a publicação católica Arautos do Evangelho. Autor de 27 obras traduzidas em diversos idiomas, destacou-se com títulos como “Fátima”, aurora do terceiro milênio e “O inédito sobre os Evangelhos”, algumas de suas publicações alcançando milhões de exemplares.
Inspirado pelo legado de Dr. Plinio, Mons. João iniciou uma experiência de vida comunitária na década de 1970, em São Paulo. Após o falecimento de seu mentor em 1995, fundou, sob inspiração, três entidades de direito pontifício: a Associação Privada Internacional de Fiéis Arautos do Evangelho, aprovada pelo Papa João Paulo II em 2001, a Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e a Sociedade Feminina de Vida Apostólica Regina Virginum, ambas reconhecidas pelo Papa Bento XVI em 2009.