Notícias

Ministro Italiano anuncia”contribuição concreta” na Faixa de Gaza

Franco FrattiniO ministro das Relações Exteriores italiano, Franco Frattini anunciou que seu país dará uma "contribuição muito concreta" ao empenho da comunidade internacional na Faixa de Gaza, enviando militares para a fronteira da região com o Egito e participando "de uma força naval que está sendo construída".

O chanceler viajou para o Oriente Médio com o objetivo de entregar a ajuda humanitária enviada pelo país à população da Faixa de Gaza e "abrir um corredor humanitário" para possibilitar o transporte dos feridos. Durante a viagem, o diplomata terá encontros com autoridades israelenses, palestinas e egípcias.

Antes de embarcar, Frattini ressaltou que a Síria também deve desenvolver um "papel positivo" para uma solução dos conflitos na Faixa de Gaza, sendo que até agora o país não deu nenhum "incentivo à paz" e nem participou da reunião da cúpula internacional de líderes árabes e europeus, realizada no último domingo em Sharm el-Sheik, Egito.

Entre a delegação que acompanha Frattini, está o presidente da região da Toscana, Claudio Martini, e o assessor toscano da cooperação internacional, Massimo Toschi. De acordo com um comunicado oficial, Martini e Toschi foram convidados pelo ministro Frattini, pois a região é condutora do projeto Saving Children, que desde de 2003 permitiu que cinco crianças palestinas fossem tratadas em hospitais israelenses.

Ao todo, a Itália doou 100 mil euros para atender as necessidades básicas da população local, 250 mil euros para o programa alimentar mundial, 300 mil euros para responder ao apelo da Meia-Lua Vermelha palestina para os hospitais de Gaza, 1,6 milhão de euros para a reconstrução de casas e refúgios e 750 mil euros para a Organização Mundial da Saúde

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios