A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversaram por telefone e debateram questões envolvendo a invasão russa e os caminhos da paz.
Segundo nota oficial divulgada pelo governo italiano, os dois debateram a necessidade de “uma paz justa” ser alcançada. O texto ressalta que Zelensky agradeceu o governo por Roma decidir fazer a próxima Conferência para a Reconstrução da Ucrânia, marcada para 26 de abril, porque essa é “uma ocasião importante para reforçar as relações entre as empresas italianas” e o país atacado na guerra.
“Depois da visita da presidente [do Conselho de Ministros] Meloni a Kiev, no último 21 de fevereiro, e o discurso no Parlamento italiano, no último 21 de março, às vésperas do Conselho Europeu, o presidente ucraniano expressou gratidão à Itália, lembrou a forte motivação do exército ucraniano e expressou confiança na capacidade de rejeitar os ataques da Rússia, na defesa da integridade territorial da Ucrânia, também graças à assistência dos Estados ocidentais, incluindo a Itália”, conclui o Palácio Chigi.
Por sua vez, o líder ucraniano informou que ambos discutiram “as nossas iniciativas bilaterais e internacionais e que o caminho para a paz na Ucrânia passa pela completa retirada das tropas russas do território ucraniano e a aplicação da nossa fórmula de paz”.
“Agradecemos aos nossos amigos italianos pelo seu apoio. Continuemos assim”, escreveu o mandatário no Telegram.