
Deslizamentos de terra provocados pelas incessantes chuvas que há vários dias caem sobre o sul da Itália ameaçam soterrar dois povoados, que tiveram que ser completamente evacuados.
Para os habitantes de Maierato, um povoado da região sulina da Calábria, e de São Fratello, na Sicília, só há uma opção: esperar.
Cerca de 200 cidadãos de Maierato tiveram que ser retirados de suas casa quando desmoronou parte da montanha sobre a qual o povoado foi erquido. Hoje, foi a vez de toda a população, de cerca de 2,3 mil pessoas, ser obrigada a deixar seus lares diante dos riscos.
O prefeito de Maierato, Sergio Rizzo, definiu como "apocalíptico" o que está acontecendo com a localidade, cujos estádios e quartéis viraram abrigo.
A Cruz Vermelha italiana também instalou um hospital e um refeitório de campo para ajudar a população.
Completamente deserto desde ontem, está o povoado siciliano de Sano Fratello, situado nas ladeiras do monte Nebrodi.
O risco de um deslizamento de terra também atinge os povoados de Sant'Angelo di Brolo, Raccuja e Tusa, onde algumas casas foram desocupadas.
O governador da região da Sicília, Raffaele Lombardo, anunciou que hoje proclamará estado de calamidade para toda a região dominada pelo monte Nebrodi.