
O ministro do Interior e vice-premier da Itália, Matteo Salvini, e a deputada e ex-candidata à Presidência da França Marine Le Pen querem fazer um comício juntos para encerrar a campanha para as eleições europeias do próximo mês de maio.
Salvini, secretário da Liga, e Le Pen, presidente do partido Reunião Nacional (RN), tentam formar uma ampla coalizão supranacional de legendas de extrema direita para o pleito que renovará a composição do Parlamento da União Europeia.
Pesquisas mostram que um grupo liderado por Salvini e Le Pen pode se tornar a segunda maior força em Estrasburgo, atrás apenas do Partido Popular Europeu (PPE), de centro-direita.
“Em plena forma e prontos para vencer as eleições europeias de 26 de maio com Matteo Salvini”, escreveu a francesa no Twitter, após se encontrar com o ministro em Paris, nesta sexta-feira (5).
Durante a reunião, eles discutiram a possibilidade de realizar um comício juntos em 18 de maio para “anunciar o início de uma nova Europa”, de acordo com o Ministério do Interior da Itália.
“Estamos preparando um grande evento para a Europa dos próximos 30 anos”, disse Salvini.
O secretário da Liga pretende convidar movimentos “soberanistas” de toda a União Europeia. Uma prévia desse encontro deve acontecer na próxima segunda-feira (8), em Milão, reunindo o partido italiano e outras três legendas de extrema direita, incluindo a Alternativa para a Alemanha (AfD).
As eleições europeias acontecerão entre os dias 23 e 26 de maio.