
Cerca de 20 carros alegóricos animaram a Parada do Orgulho Gay neste último sábado na Itália.
O desfile, que aconteceu em Roma, teve como madrinha a atriz italiana Ornella Mutti. Um dos destaques da parada foram as alusões ao Papa Bento XVI e aos escândalos envolvendo o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi.
Vários manifestantes usavam camisas com os dizeres "My name is Noemi" (Meu nome é Noemi), em alusão à Noemí Letizia, pivô da separação do premiê.
Berlusconi participou da Parada e exigiu dos políticos italianos o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo. O percurso feito pelos participantes começou na Praça da República e foi finalizado pela atriz na Praça Navona, onde ela cortou uma fita que simbolizava o término do desfile e o início das festas na cidade.
Durante a noite, a atriz deve participar de uma festa organizada pela associação homossexual "Circolo Mario Mieli" em uma boate popular em Roma. A manifestação contou com dezenas de milhares de pessoas, segundo informações da imprensa local. Também neste sábado foi a Parada do Orgulho Gay foi comemorada em Atenas.