Notícias

Lula revelará destino de Cesare Battisti após acórdão do Supremo Tribunal Federal

Lula revelará destino de Battisti após acórdão do STFO presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que só anunciará sua decisão sobre a extradição do ex-ativista político italiano Cesare Battisti depois que receber formalmente o acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) e se reunir com a sua assessoria jurídica para discutir o assunto.

 

Por cinco votos a quatro, o STF autorizou nesta semana a extradição de Battisti, mas deu a palavra final sobre o caso ao presidente. Na quinta-feira, uma fonte do governo disse à Reuters que Lula não deve extraditar o italiano e não tem pressa para anunciar sua decisão.

 

Segundo a fonte, o governo procura agora argumentos jurídicos para embasar sua posição.

 

"Primeiro, eu tenho que receber a comunicação da Suprema Corte brasileira, que ainda está sendo redigida", disse o presidente a jornalistas em Salvador.

 

"Esse não é um assunto que eu possa ficar insinuando o que que eu vou fazer. Eu tenho que fazer, vou fazer, e quando eu fizer toda a imprensa brasileira vai saber", destacou.

 

Mais cedo, em entrevista às rádios Metrópole FM e Excelsior AM, de Salvador, Lula afirmou que já havia tomado sua decisão, mas que não iria revelá-la. O presidente também criticou a iniciativa do italiano de iniciar uma greve de fome.

 

"Eu já disse para ele (Battisti): Para com essa greve de fome. Eu já fiz greve de fome. A greve de fome ou é um ato de desespero ou um ato de ignorância, porque eu jamais faria outra vez", disse Lula.

 

"Isso não ajuda a ele. Nós não estamos em um momento de ficar recebendo esse tipo de pressão", complementou.

 

Acusado e condenado à revelia na Itália pela autoria de quatro homicídios na década de 1970, quando integrava a organização Proletários Armados para o Comunismo (PAC), Battisti cumpre prisão preventiva em Brasília desde 2007.

 

"É importante saber… que ele é processado no Brasil por falsidade ideológica. Então, nós temos que pensar tudo isso para decidir concretamente o que vai fazer, da forma mais tranquila, democrática e serena possível", concluiu o presidente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios