Ciao a tutti, come và?
A Disney Pixar acabou de lançar um filme de nome “Luca”, que conta a história de um menino que vive na Riviera Lígure, contando muito sobre as características da região e os hábitos dos italianos locais.
A Riviera Lígure abrange 330 quilômetros de faixa costeira, com casa espremidas umas nas outras, entre o mar e os Alpes marítimos ou os Apeninos.
O filme se passa em Portorosso, cidade fictícia, uma mistura de Portofino e Monterosso, vilarejos da região. A capital da Ligúria, Gênova, é muito mencionada no filme.
Vilarejos como Monterosso, Manarola, Portofino e outros, formam a região conhecida como “Cinque Terre”, dez quilômetros de construções simples, coloridas e charmosas nas rochas à beira-mar.
Crianças jogando futebol, idosos jogando cartas, pizza, pasta, gelato e um dos símbolos italianos a “vespa” são mostrados no filme.
O Diretor do filme é o genovês Enrico Casarosa que disse: “Me lembro de passar o verão todo na Riviera, perto do mar, com os meus melhores amigos. Sempre que volto para casa, passo lá. Acho muito legal ver tantos turistas aproveitando as cidades”.
O Diretor contou com a sua própria memória e também com o apoio de pessoas da região para compor os personagens, gestos, sotaques, comportamentos.
Comparando as imagens do desenho, com as imagens reais da região, encontramos muita semelhança.
Enfim, o filme é uma fábula infantil, mas que irá agradar a pessoas de todas as idades, principalmente aos “oriundi”.
Arrivederci !
Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador do portal Rádio Italiana.