Notícias

Líder católico de Hong Kong anuncia aposentadoria para 2009, com aprovação do Papa Bento XVI

Cardeal Joseph Zen, líder da Igreja Católica em Hong KongO líder da Igreja Católica em Hong Kong, o cardeal Joseph Zen, um defensor da democracia muito crítico do regime chinês, anunciou que vai se aposentar no início de 2009.

 

Zen, 77 anos, que já obteve a aprovação do Papa Bento XVI, explicou que a aposentadoria não significa que não continuará servindo à Igreja, mas descartou a possibilidade de prosseguir intervindo nas relações entre o Vaticano e Pequim.

 

O cardeal, conhecido pelos pedidos a favor da democracia e da liberdade religiosa, espera que o sucessor, o bispo John Tong, melhore as relações entre a China e o Vaticano.

 

Zen lidera os 250.000 católicos de Hong Kong desde 2002 e não teve medo de criticar o regime comunista chinês, apesar das tentativas do Vaticano de criar pontes diplomáticos com Pequim.

 

Roma deseja que todos os chineses católicos (atualmente divididos entre a Igreja "oficial" permitida pelo governo chinês e a clandestina, fiel ao Vaticano) sejam submetidos à autoridade papal.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios