
Grande parte dos adolescentes italianos (69,6%) afirmaram que irão assistir o Festival de Música de Sanremo 2009 pela televisão, segundo revelou uma pesquisa realizada pelo site de relacionamento Habbo.it, a maior comunidade jovem online na Itália.
Dos 2.595 entrevistados com idades entre 12 e 18 anos, 47% disseram que assistiram as edições passadas do evento.
Os dados da pesquisa também apontam que 45,6% dos adolescentes acreditam que o festival "é uma oportunidade para jovens músicos tornarem-se conhecidos" e outros 40,8% disseram achar que "é a mais importante manifestação musical italiana".
Somente 13,6% dos entrevistados afirmaram que o evento é "uma manifestação musical ultrapassada e desinteressante".
Ao serem questionados sobre quem serão os vencedores, os jovens indicaram a banda Gemelli Diversi, destaque do hip hop italiano, com 18,3% dos votos, e cantor Marco Carta, com 18%. Enquanto 23,6% não souberam responder.
Paolo Bonolis, apresentador e diretor artístico do festival, foi classificado como "ótimo" por 47,9% dos entrevistados, "bom" por 21,4% e "discreto" para 20,8%. Somente 3,2% o consideraram "insuficiente".
O Festival é acompanhado com atenção pelos jovens italianos, que defenderam também o polêmico cantor Povia com a canção "Luca era gay", na qual afirma que o homossexualismo tem cura e que é cantada por um homossexual que afirma ter se "reconvertido".
Quando indagados se Povia pode exprimir livremente em Sanremo sua opinião sobre a homossexualidade, 46% disseram que "sim", porque não ofende ninguém, e 7,2% foram totalmente contra, definindo a polêmica como "inútil e partidária".
O Festival de Sanremo, de música italiana, uma das premiações mais reconhecidas do cenário musical mundial, acontece entre os dias 17 de 21 de fevereiro.