O corpo do jornalista italiano Gianni Minà será velado a partir desta quarta-feira (29) no Palácio do Campidoglio, sede da Prefeitura de Roma, em funeral aberto das 10h às 19h, informam fontes do governo romano.
Minà tinha 84 anos e morreu nesta segunda-feira (27) em decorrência de um problema cardíaco. Começou sua carreira no esporte, mas fez uma série de entrevistas com grandes personalidades mundiais, como Dalai Lama, Federico Fellini, Fidel Castro e Jane Fonda.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, usou as redes sociais para lamentar a perda. “Adeus a Gianni Minà, um verdadeiro profissional amado e respeitado por todos. A Itália perde um grande jornalista e um homem de profunda cultura. Que a terra lhe seja leve”, afirmou.
Líder da maior sigla de oposição italiana, o Partido Democrático (PD), Elly Schlein, também se manifestou sobre a morte do profissional. “Gianni Minà não foi só um grande jornalista, mas também um atento e apaixonado narrador da sociedade contemporânea. Um inovador na maneira de contar o mundo, sempre sensível às razões dos últimos”, pontuou.