Notícias

Alemães ajudarão italianos no combate à imigração ilegal

A Alemanha apoiará o projeto para controle de fronteiras da Itália, o Frontex Plus, anunciaram os ministros do Interior dos dois países, Thomas de Maizière e Angelino Alfano.

"Há o apoio da Alemanha ao Frontex Plus e o reconhecimento do grande empenho italiano. É um dia importante, pois após o apoio da França, temos também o apoio alemão", disse Alfano após encontro em Berlim. Já Maizière afirmou que "a Itália, neste momento, tem uma responsabilidade especial e tem nosso pleno apoio".

Segundo o ministro alemão, "a Itália suporta um peso maior com a operação Mare Nostrum e precisa de ajuda". Ele ainda afirmou que os alemães podem dizer ainda que "há um número muito maior de requerentes de asilo no país e que nenhum dos dois argumentos está errado".

"Podemos ficar trocando acusações para ganhar consenso, mas isso não nos leva a nenhum resultado – sobretudo nos relatórios da Itália e da Alemanha. Por isso, temos a convicção que precisamos resolver juntos a situação. A Alemanha está pronta para dar apoio ao Frontex Plus, mas também a Itália e os outros países do Mediterrâneo precisam se empenhar em registrar quem pede asilo", declarou Maizière.

Alfano lembrou que a Itália está "se empenhando sempre mais" em reconhecer os pedidos de asilo. Ele destacou que o país aprovou um decreto de emergência para "deixar o sistema italiano mais eficiente". O político italiano ainda assegurou que haverá "toda a cooperação da nossa polícia" com a polícia alemã para parar o tráfico ilegal de imigrantes entre a Itália e a Alemanha.

União Europeia

No dia 28 de agosto, a comissária para Assuntos Internos da UE, Cecilia Malmstrom, afirmou que o bloco econômico ajudará os italianos no controle da fronteira. Por isso, a operação Mare Nostrum, feita pelos italianos desde outubro de 2013, mudará de nome para Frontex Plus em novembro, quando receberá ajuda de outros países do continente.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), mais de 1,9 mil pessoas morreram tentando alcançar a Europa pelo mar desde o início do ano, sendo que 1,6 mil delas falecerem de junho para cá.

Até o dia 24 de agosto, conseguiram chegar com vida no continente 124.380 indivíduos, dos quais 108.172 desembarcaram na Itália.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios