Notícias

Itália multa bilheterias do Coliseu em 20 milhões de euros

A Autoridade de Defesa da Concorrência e do Mercado (AGCM), órgão antitruste da Itália, multou os serviços de venda de ingressos para o Parque Arqueológico do Coliseu, em Roma, em quase 20 milhões de euros (R$ 130 milhões) por conta da prolongada indisponibilidade de bilhetes para a atração.

A cooperativa CoopCulture, que administrou a bilheteria oficial do Coliseu entre 1997 e 2024, pagará uma sanção de 7 milhões de euros (R$ 45,5 milhões) por ter contribuído conscientemente para o “fenômeno da grave e prolongada indisponibilidade de bilhetes pelo preço-base”.

Segundo a AGCM, a entidade não adotou medidas para conter o uso de ferramentas automatizadas para compra de entradas e reservou “significativas quantidades de ingressos para venda em conjunto com suas próprias atividades didáticas, das quais tirava relevantes benefícios econômicos”.

Essas práticas, de acordo com o órgão antitruste, forçavam os consumidores a recorrer a operadores turísticos e plataformas de revenda de ingressos por “preços notavelmente mais altos”. Entre elas estão Tiqets International, GetYourGuide, Walks, Italy With Family, City Wonders Limited e Musement, que dividirão o restante da multa.

As seis plataformas, segundo a AGCM, compravam bilhetes por meio de bots ou outros instrumentos automatizados, contribuindo para o rápido esgotamento das entradas com preço-base no site da antiga concessionária.

Elas, no entanto, questionam a sanção e prometem recorrer à Justiça Administrativa. “Continuaremos a defender com força nossa reputação, convencidos de que nossa atividade contribui de modo positivo para o setor do turismo”, disse a diretora da GetYourGuide na Itália, Francesca de Falco.

Desde o fim de 2023, o Parque Arqueológico do Coliseu trabalha apenas com ingressos nominais para coibir a atuação de revendedores.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios