
O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, enviou uma mensagem de condolências a seu colega francês, Nicolas Sarkozy, por ocasião do desaparecimento da aeronave da Air France que sobrevoava o Oceano Atlântico e fazia o trajeto entre Rio de Janeiro e Paris.
"A notícia do trágico incidente ocorrido na última segunda-feira, com um pesado custo de vidas humanas, incluindo as de alguns italianos, deixou-me profundamente comovido", diz o texto.
"Neste momento tão triste, a Itália, que mantém tradicionais laços de amizade com seu país, sente-se particularmente próxima ao povo da França", prossegue a nota.
"Com estes sentimentos, desejo expressar, em meu nome e de todo o povo italiano, nossas sinceras condolências", afirma Napolitano.
Entre as 228 pessoas — 216 passageiros e 12 tripulantes — que embarcaram no voo AF 447, 10 são de nacionalidade italiana, segundo o Ministério das Relações Exteriores do país.
A aeronave, um Airbus A330, partiu do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) às 19h30 (horário local) deste domingo e deveria chegar à França às 6h de hoje.
O chanceler italiano, Franco Frattini, também lamentou o ocorrido. "Recebi, com profundo pesar, a trágica notícia do Airbus da Air France que partiu do Rio de Janeiro para Paris e desapareceu durante o vôo", diz uma nota oficial divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
"Estou muito próximo às famílias de todas as vítimas e, em particular, àquelas [famílias] de nossos conterrâneos", prossegue o comunicado.