
As represálias da União Europeia para responder ao tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, serão divididas em três fases.
A primeira entrará em vigor já no próximo dia 15 de abril, enquanto as outras duas estão previstas para 16 de maio e 1º de dezembro, segundo a proposta da Comissão Europeia visualizada pela agência Ansa.
Após o aval dos 27 países, Bruxelas notificará até 15 de abril o Conselho para Intercâmbio de Mercadorias da Organização Mundial do Comércio (OMC).
As retaliações preveem tarifas de até 25% contra uma série de produtos fabricados nos Estados Unidos, em resposta às alíquotas de 25% impostas por Trump contra o aço e o alumínio importados e de 20% contra mercadorias europeias em geral.
Dividir as represálias em três etapas seria uma forma de suavizar a resposta da UE e ampliar o prazo para negociações com a Casa Branca – Bruxelas chegou a propor o fim das tarifas sobre bens industriais, mas foi ignorada por Washington.
A lista de produtos na mira da Europa ainda não foi oficializada, mas o rascunho visto pela ANSA não inclui uísques, vinhos e laticínios, um pleito da Itália para evitar uma possível tréplica americana contra esses setores, pilares do “made in Italy” no mundo.