Notícias

Itália defende ingresso da Sérvia na União Europeia

O ministro das Relações Exteriores italiano, Franco Frattini, defendeu  o ingresso da Sérvia na União Europeia (UE) dizendo que "a Itália acredita que não se pode mais bloquear a entrada de Belgrado na Europa".

Durante um encontro em Roma com o ministro das Relações Exteriores da Sérvia, Vuk Jeremic, em comemoração ao 130º aniversário dos acordos diplomáticos entre os dois países, o chanceler italiano anunciou que levará o tema para discussão no próximo Conselho de Ministros da UE e pedirá para a República Tcheca, presidente do turno do bloco, ratificar o acordo de associação.

Frattini disse que "os obstáculos que se opõem ao acordo devem ser superados devido aos progressos que a Sérvia tem feito".

 

Alguns membros do bloco europeu são contra o ingresso do país devido a instabilidades na região dos Bálcãs e aos confrontos com Kosovo (região da Sérvia que teve sua independência anunciada unilateralmente e reconhecida por 54 países).

O chanceler italiano afirmou que a liberação de vistos para os sérvios entrarem em países da UE será alcançada em "pouco tempo", "antes que o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, termine seu mandato, no final de 2009".

Frattini explicou que "a liberalização dos vistos é um sinal de confiança mútua" entre os sérvios e os 27 países da União Europeia, que não precisam de permissão para entrar na Sérvia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios