Notícias

Museus Vaticanos inauguram maior exposição astronômica da Itália

Globo celeste com constelações, de 1567, um dos objetos da mostra no VaticanoA mais completa exposição sobre astronomia realizada na Itália será inaugurada na próxima sexta-feira nos Museus Vaticanos, onde permanecerá até o dia 16 de janeiro do ano que vem. 

 

A mostra, intitulada "Astrum 2009: astronomia e instrumentos. O patrimônio histórico italiano 400 anos depois de Galileu", foi apresentada esta manhã na Sala de Imprensa do Vaticano pelo presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, monsenhor Gianfranco Ravasi. 

 

Entre os presentes estavam o diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci, e o presidente do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália, Tommaso Maccacaro.

 

A mostra reúne obras como a cópia do primeiro telescópio produzido pelo físico italiano Galileu Galilei (1564-1642) e o manuscrito original do Sidereus Nuncius, primeiro tratado científico baseado em observações astronômicas feitas com telescópios. 

 

Toda a exposição aborda a história da astronomia, da cosmologia geocêntrica à heliocêntrica, apresentando diversos pontos de vista, como científico, histórico, e estético. 

 

"A Itália possui um patrimônio histórico astronômico único no mundo, em número e em valor de coleções", comentou a idealizadora do evento, a astrônoma Ileana Chinnici. 

 

Entre os objetos mais curiosos da mostra estão astrolábios antigos, o atlas estrelar de Johann Elert Bode publicado em 1801, os primeiros estetoscópios, instrumentos de viagens e telescópios restaurados. 

Galileu Galilei foi um dos principais pesquisadores italianos. Em 1633, foi condenado pela Santa Inquisição da Igreja Católica por sua teoria heliocentrista (segundo a qual o Sol é o centro do Sistema Solar), confirmada posteriormente

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios