O grupo italiano INC S.P.A. venceu o leilão de concessão do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.
A proposta dos italianos derrotou a dos concorrentes, do grupo chinês China Railway Construction Corporation, e as obras de construção devem começar em 2024.
A vitória do INC S.P.A. veio após o grupo oferecer o maior desconto sobre o valor máximo da constraprestação que deve ser paga anualmente pelo governo mineiro. O deságio foi de 12,14%, no valor total de R$ 103,7 milhões.
Após a conquista, a Embaixada da Itália em Brasília publicou uma nota parabenizando a empresa.
“A Embaixada da Itália em Brasília parabeniza a INC S.P.A de Turim por vencer a licitação para projetação, construção e gestão do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Parabéns também à família Dogliani, que fundou a empresa há 50 anos, garante seu controle e gestão, e é protagonista da construção de grandes obras na Itália”, informou em nota.
O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, destacou que “a INC e os Dogliani demonstraram coragem e confiança no Brasil e espero que este primeiro contrato, complexo e de enorme comprometimento, seja seguido por outros, tendo em vista o interesse do grupo em outros estados do país”.
“A qualidade e seriedade das empresas italianas foi reconhecida mais uma vez no contexto de uma relação estratégica bilateral rica e bem diversificada que continua a se alimentar de novos protagonistas”, finaliza.