Notícias

Papa Bento XVI canoniza 5 novos santos, quatro são italianos

Papa Bento XVI durante cerimônia de canonização de cinco novos santosO Papa Bento XVI canonizou cinco novos santos neste domingo, 26 de abril, em cerimônia realizada na Praça São Pedro, no Vaticano.

 

O primeiro foi o nobre português Nuno Álvares Pereira (1360 a 1431), considerado o herói que garantiu a independência portuguesa ao liderar 6 mil e 500 soldados lusos na batalha de Aljubarrota, contra 30 mil castelhanos, nos anos de 1383 a 1385.

 

Após esta vitória houve período de dois séculos de paz entre os dois países.

 

Os outros a receberem a canonização foram o aristocrata Bernardo Tolomei (1272 a 1348), que era abade e foi o fundador da Congregação de Santa Maria do Monte Oliveto, da Ordem de São Bento, colocou a disposição da Igreja todos os seus bens.

 

Tolomei ajudou as vítimas da Peste Negra, e morreu junto com outros 82 monges de sua Ordem.

 

Arcangelo Tadini (1846 a 1912), sacerdote em Brescia, fundou a Sociedade Operária Católica do Mútuo Socorro, durante a grave crise econômica que afligia a Europa naquele período, além de ter participado da construção de fábricas, casas assistenciais, e, em 1900, fundou a Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré para evangelizar o mundo do trabalho.

 

Gertrude Comensoli (1847 a 1903), dedicou sua vida a ajudar ao próximo necessitado, e criou o Instituto das Irmãs do Santíssimo Sacramento com o objetivo de aumentar e organizar o número de pessoas a quem se dedicava.

 

Caterina Volpicelli (1839 a 1894), em uma época de crise espiritual dedicou-se inteiramente a Deus, de maneira humilde e através de diversos sacrifícios. Fundadora da Congregação das Escravas do Sagrado Coração é conhecida pela frase "devemos libertar Deus das prisões nas quais os homens o confinaram".

 

A cerimônia estava lotada de peregrinos vindos de diferentes localidades, especialmente de Portugal e da Itália, e antes de ser concluída foi rezado o Regina Caeli, como habitualmente ocorre.

 

O Papa Bento XVI pediu, no final, que "cada um ajude a correr com mais alegria e impulso rumo à meta final, para o prêmio que Deus nos chama a receber do alto em Cristo Jesus"

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios