
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, anunciou que visitará Washington no dia 17 de abril para conversar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O compromisso de Meloni foi confirmado pela própria premiê durante as conversas ocorridas hoje no Palazzo Chigi, em Roma, com representantes das categorias econômicas do país sobre os impactos do tarifaço do mandatário americano.
Meloni revelou que vai tentar propor tarifas “zero por zero” ao magnata republicano durante sua passagem pela Casa Branca. “O desafio a explorar é aquele que a Itália foi uma das primeiras nações a promover, e que Von der Leyen também reiterou, a possibilidade de eliminar impostos recíprocos sobre produtos industriais com a fórmula ‘zero por zero'”.
A chefe de governo voltou a dizer que a decisão do governo americano foi “absolutamente errada”, pois essas políticas protecionistas incisivas “acabarão prejudicando a Europa e os Estados Unidos”.
Única líder da União Europeia convidada para acompanhar a posse de Trump na capital americana, Meloni é colocada pela imprensa local como uma importante peça para mediar as tarifas de 20% sobre os produtos do bloco.