Notícias

França faz alerta e reforça que não acolherá migrantes da Itália

O governo da França voltou a alertar a Itália sobre as possíveis “consequências” se persistir em sua atitude de rejeitar o desembarque de migrantes resgatados do Mar Mediterrâneo e reforçou que não acolherá 3,5 mil solicitantes de refúgio que vivem no país vizinho.

“Haverá consequências se a Itália persistir nesta atitude”, alertou a ministra francesa das Relações Exteriores, Catherine Colonna, em entrevista publicada pelo jornal “Le Parisien”, na qual lamenta “a obstinada rejeição e falta de humanidade” do governo da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

A política francesa lembra ainda que o governo de Emmanuel Macron já suspendeu o mecanismo para a realocação de migrantes da Itália e reforçou os controles nas fronteiras entre os dois países, na tentativa de que Roma “entenda a mensagem”.

“A Itália não respeita o direito internacional nem o direito do mar. A regra é a do porto seguro mais próximo, o navio estava perto da costa italiana”, reforçou ela, acrescentando que a decisão da Itália “é chocante” e que o governo de Meloni utiliza “métodos inaceitáveis”.

Já o porta-voz do governo francês, Olivier Véran, confirmou que seu país não fará o que foi planejado no âmbito do mecanismo de solidariedade Europeu.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios