
Após diversas consultas, diversas opiniões e muitos estudos chegou-se a mudanças radicais no sistema de pontuação do mundial de pilotos da Fórmula 1.
Quem vencer mais corridas, independente de pontuação, será o campeão mundial. Esta decisão foi considerada revolucionária na modalidade, que é marcada por poucas mudanças bruscas como esta.
Caso dois ou mais pilotos empatem em número de vitórias, a tradicional pontuação por etapa de 10 pontos para o primeiro, 8 para o segundo, 6 para o terceiro, 5 para o quarto, 4 para o quinto, 3 para o sexto, 2 para o sétimo e 1 para o oitavo, decidirá o campeão.
Até a temporada passada o sistema era o contrário, o vencedor era quem conquistava mais pontos, em caso de empate em pontos a decisão era por número de vitórias, de segundos lugares e assim por diante.
Alguns pilotos concordaram com as mudanças, mas a maioria não gostou, pois alega que, em um número grande de corridas quem tem que se sagrar campeão é o de maior regularidade, e não aquele que venceu algumas provas, e não foi bem em outras.
Outras modificações que haviam sido discutidas, neste mesmo tema, eram sobre um sistema de medalhas para os três primeiros, ou o proposto pela associação de donos de equipes que queriam aumento do número de pontos para o primeiro, para o segundo e para o terceiro de cada corrida.