Na 72ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, um filme italiano foi aplaudido por nove minutos após sua projeção para o público.
"Per Amor Vostro" ("Pelo Vosso Amor"), do cineasta Giuseppe M. Gaudino, não teve uma grande recepção da imprensa, mas surpreendeu os presentes com uma história concisa, uma trilha-sonora bem ambientada e uma belíssima atuação da italiana Valeria Golino.
O filme foi considerado pelo seu próprio diretor como um "milagre". "Foi feito contra tudo e todos, quase sob obstáculos, das dificuldades de locação à produção e às instituições", explicou a atriz. "Este é um filme teimoso como nós, com uma pequena equipe, com um mini cast técnico, um budget minúsculo [de apenas 700 mil euros], e hoje estamos aqui em Veneza, no concurso", disse.
O longa conta a história de Anna (Golino), uma mãe dedicada, mas, que para dar atenção ao marido e aos três filhos – um deles surdo-mudo -, acaba se transformando em "um nada", se extinguindo pelo amor que tem à sua família.
Infeliz, a mulher vê o mundo apenas em preto e branco e as outras cores só aparecem em momentos específicos, como quando ela abre as janelas da sua varanda e vê o azul do mar da sua cidade, Nápoles. No entanto, após anos de "inexistência", Anna toma coragem e decide mudar seu destino.
"Anna é uma mulher que não pode não amar, é uma boa mulher, que tenta resolver tudo, ao menos até certo ponto, e que encontra a mudança 'pelo amor' que tem pelos filhos, com uma predileção por Arturo, o surdo-mudo. Ela é uma personagem maravilhosa, mas não linear", afirmou Golino.
Outro motivo de aplausos do filme foi a sua trilha-sonora formada por músicas originais inspiradas nas antigas canções populares napolitanas. A pesquisa musical realizada para o longa já foi elogiada e os seus três principais temas conseguiram ocupar de forma precisa cenas cruciais da película.