Notícias

Exportações italianas atingem a pior marca em 22 anos

As exportações italianas caíram em janeiro 25,8%, se comparadas ao mesmo mês de 2008, e 5,9% em relação a dezembro do ano passado, atingindo a pior marca em 22 anos.

Segundo o Instituto de Estatística italiano (ISTAT), as importações caíram no mês de janeiro 24,1% em relação ao mesmo mês do ano passado e 1,5% em relação a dezembro.

O saldo da balança comercial italiana de janeiro foi negativo em 3,58 bilhões de euros. O resultado é melhor do que o mesmo período no ano passado, quando o saldo foi negativo em 4,1 bilhões.

 

Desde 1986, não eram divulgados números tão ruins sobre as exportações italianas. Os piores resultados foram atingidos pelo setor de automóveis, que teve as exportações reduzidas em 49% em comparação a 2008.

A crise econômica mundial derrubou também as importações de petróleo cru, que caíram 61,8% em relação a janeiro do ano anterior, mas aumentou as importações de gás natural, que cresceram 48,3%.

Apresentaram quedas também as exportações de produtos têxteis, que caíram 32,4% em relação a 2008, enquanto o setor de vestuário sentiu uma queda bem menor, de apenas 9,9%.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios