Notícias

Ex-premiê da Itália é eleito presidente de partido antissistema

O ex-primeiro-ministro da Itália Giuseppe Conte foi eleito oficialmente como novo presidente do Movimento 5 Estrelas (M5S), dono da maior bancada no Parlamento do país e primeiro partido antissistema a chegar ao poder na Europa.

Dos 115.130 membros do partido com direito a voto, 62.242 eleitores, 92,8% dos 67.064 participantes, apoiaram Conte ao responder “sim” para a pergunta: “Você é a favor da eleição do professor Giuseppe Conte como presidente do Movimento 5 Estrelas?”.

O resultado foi anunciado pelo líder político do M5S, Vito Crimi. Agora, Conte formalizará uma equipe em setembro. O novo estatuto permite que o presidente indique mais de um membro. Até o momento, no entanto, não há um número exato definido, mas a expectativa é de que pelo menos cinco nomes sejam escolhidos por ele.

Entre os candidatos cogitados para ter um papel importante durante sua gestão estão: a prefeita de Turim, Chiara Appendino; o conselheiro Mario Turco; e o vice-líder do M5S na Câmara, Riccardo Ricciardi.

Em live no Facebook, Conte agradeceu pela vitória, que lhe dá “grande energia e grande responsabilidade”. “Farei o meu melhor para não desiludir vocês, para devolver dignidade à política, aquela com ‘P’ maiúsculo”, disse.

O ex-premiê explicou que seu projeto é “forte e sólido” e “olha para o futuro, para 2050, mas que não quer descuidar das urgências”. Por isso, a partir de setembro, ele viajará por toda a Itália.

“Teremos a oportunidade de enriquecer nosso programa e espero que até o final do ano tenhamos o programa de governo mais compartilhado e importante que já foi desenvolvido”, acrescentou Conte.

Por fim, o italiano ressaltou que “a política é um compromisso nobre” e não vai “deixá-la a quem a utiliza como meio de fazer carreira, de perseguir interesses econômicos pessoais ou do seu próprio grupo”. “Vamos todos trabalhar juntos e com seriedade”, concluiu.

Conte é atualmente a figura mais popular do M5S e foi escolhido para a presidência depois de fechar um acordo com o comediante Beppe Grillo para evitar a implosão do partido.

Após semanas de embates sobre o papel de cada um no movimento, Conte e Grillo concordaram em dividir a liderança: enquanto o primeiro será presidente e responsável pela linha política, o segundo seguirá com o papel de “garantidor e protetor dos princípios” da sigla.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios