
O ex-prefeito de Roma Franceso Rutelli apresentou seu novo partido, o Alleanza per l'Itália (Aliança pela Itália, na tradução livre), após sua saída do Partido Democrata (PD), diante das divergências com o novo secretário, Pierluigi Bersani.
Rutelli apresentou seu novo projeto, de ideologia centrista e do qual será presidente, e que se une à lista de formações políticas já existentes no país.
A primeira assembleia do partido será realizada entre 11 e 12 de dezembro, em Parma (norte da Itália) e o símbolo da formação será escolhido através de uma enquete na internet.
"A partir de hoje começa um caminho para unir todas as pessoas que querem uma Itália democrática, liberal, popular e reformadora", declarou Rutelli.
Já aderiram ao partido Bruno Tabacci, que abandonou a União dos Democratas-Cristãos e Democratas de Centro (UDC), e a expoente do PD Linda Lanzillotta.
Os analistas previam que a virada para a esquerda esperada no PD após a eleição de Bersani como secretário provocaria a saída de muitas de suas personalidades centristas, como o ex-prefeito de Roma.
A previsão é de que o novo partido de Rutelli se alie no futuro com o UDC de Píer Ferdinando Casini, com o objetivo de criar o que chamaram de "o centro grande".