Notícias

“Europa é mais forte que qualquer ataque”, diz primeiro-ministro Matteo Renzi na União Europeia

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, afirmou que a Europa "é mais forte que qualquer ataque", em um discurso em Estrasburgo como encerramento da Presidência temporária do país na União Europeia. "A Europa é maior que os medos e ameaças. É mais forte em seus valores que qualquer ataque", disse Renzi, referindo-se aos atentados cometidos na semana passada, em Paris, contra a sede do semanário "Charlie Hebdo" e um mercado judaico.

Ao falar sobre a crise econômica e financeira, o premier, no entanto, destacou que a Europa "precisa mudar seu ritmo, ou ficará na retaguarda do mundo". "A economia italiana vive uma fase de terror, de preocupação com o futuro", afirmou. O semestre italiano na União Europeia foi criticado por alguns políticos, como o ex-comediante Beppe Grillo, do Movimento Cinco Estrelas (M5S), e o líder da Liga Norte, Matteo Salvini. Eles acusaram a Itália de não ter "feito nada produtivo" nos últimos seis meses.

Mesmo assim, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, elogiou o "bom trabalho" das lideranças italianas nesse período. "Sem a presidência temporária italiana, a Comissão Europeia teria enfrentado dificuldades para avançar rapidamente no plano de investimentos", comentou Juncker.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios