Notícias

Especialistas dizem que sequência sísmica na região da Emilia Romagna pode durar por um longo tempo

Poderia ser uma longa sequência, com a duração de meses ou até anos, aquela desencadeada pelos terremotos na Emilia Romagna em 20 e 29 de maio passados. Também não se exclui a possibilidade de ocorrerem novos tremores fortes. Não é uma previsão, mas a probabilidade calculada em função do que ocorreu com o terremoto de 1587, o último grande abalo sísmico na Emilia. Obviamente, não há dados registrados por sismógrafos, mas a crônica histórica da descrição do que aconteceu. "Será uma sequência sísmica longa, que poderia durar meses ou anos, com réplicas de magnitude comparável ao tremor principal", disse o presidente do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), Stefano Gresta.

''Do ponto de vista científico a sequência remete a conhecimentos passados, porque o terremoto ocorreu em uma área que, por centenas de anos não registrava um. Por isso, devemos, em um ato de humildade, recuperar documentos históricos'', acrescentou.

Neste caso, o ponto de referência é a descrição do terremoto de 1570, reconstruída em 1905 pelo sismólogo Mario Baratta. Tais documentos revelam que os tremores duraram por nove meses, nos quais não passou sequer um dia sem um sismo perceptível pela população. Depois desse período, o ritmo dos tremores começou a diminuir, estabilizando-se nos quatro anos seguintes.

''Após 1570, os terremotos foram percebidos regularmente pela população, a tal ponto que houve tentativas de abandonar essas áreas", disse o sismólogo Warner Marzocchi, do INGV. Só a partir de 1574 o ritmo começou a diminuir e os terremotos finalmente cessaram em 1576.

No entanto, os registros históricos por si só são insuficientes e os sismólogos elaboram paralelamente modelos de probabilidade baseados em um número enorme de dados, que permitem descrever o comportamento dos fenômenos sísmicos.

''Mesmo diante dos modelos probabilísticos – disse Marzocchi – as réplicas retornam ao normal depois de alguns anos. Um longo período de tempo, durante o qual se reduzem progressivamente tanto a energia como o número de eventos. No entanto, mesmo depois de decorrido um longo intervalo após o primeiro terremoto, ainda é possível que ocorram sismos fortes''.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios