Notícias

Embaixada italiana no Japão alerta para risco de contaminação, após explosão em reator

Fukushima 1A embaixada italiana no Japão emitiu um comunicado ressaltando que as condições de segurança nas redondezas da central nuclear de Fukushima 1 "pioraram gravemente" devido a uma explosão no reator 2. A representação diplomática recomenda que os cidadãos italianos e estrangeiros mantenham a calma, e não aconselha viagens ao país neste momento.

"O governo italiano vai operar com todos os meios disponíveis para assegurar a assistência e proteção", afirma um comunicado da diplomacia.

A embaixada organizou a partida de um ônibus de Niigata com destino a Sendai para recolher todos os cidadãos italianos. De Sendai, eles serão transferidos para zonas mais seguras.

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, disse, por sua vez, que está "chocado" diante das "devastas consequências" do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão na última sexta-feira.

"Quero renovar toda a proximidade do povo italiano, e minha [proximidade] pessoalmente, à população e ao governo japonês", destacou o chefe de Estado, em uma mensagem enviada ao Imperador japonês, Akihito.

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, explicouque Roma estava esperando a autorização de Tóquio para enviar a ajuda, porque "o Japão não é como o Haiti e tem condições de enfrentar uma primeira emergência".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios