A Itália saiu da recessão econômica, mas ainda deve sofrer com um aumento da taxa de desemprego, segundo uma pesquisa divulgada hoje pelo Centro de Estudos da Confindustria, a associação dos industriais do país.
Os dados revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) da Itália aumentará 1,2% em 2010 e 1,6% em 2011.
O crescimento será possível devido a uma valorização do euro e à retomada do comércio mundial. De acordo com o estudo, estas projeções são mais sólidas do que "as estimativas feitas no ano passado".
Por outro lado, a pesquisa mostra que, entre os anos 2010 e 2011, cerca de 246 mil postos de trabalho podem ser fechados, cifra que será somada aos 528 mil perdidos nos últimos dois anos.
Com isso, o índice de desemprego na Itália será de 8,7% ainda no final deste ano, e de 9,4% em dezembro de 2011.
Segundo informações do Instituto de Estatística Italiano (Istat), no primeiro trimestre de 2010, o número de pessoas em busca de emprego foi de 2.273.000, que é 14,7% superior em relação ao mesmo período do ano passado e igual ao índice registrado em 2001.