Notícias

ECONOMIA: Gastos no Natal de 2011 foram os mais baixos em dez anos

Os gastos no Natal de 2011 foram os mais baixos em dez anos. Nesta época natalícia, cada italiano gastou, em média, menos 48 euros do que em igual período do ano passado.

Os número são do grupo de consumidores Codacons, citados pela Bloomberg, e apontam para uma queda de 30% nas vendas de sapatos e de vestuário, os sectores mais prejudicados pelo actual sentimento vivido no país. 

Isto uma semana depois de o Governo de Mario Monti (na foto) ter conseguido a aprovação parlamentar do plano de austeridade de 30 mil milhões de euros em que é incluído um imposto sobre os artigos de luxo, como relembra a Bloomberg. 

Outra associação de consumidores, a Federconsumatori, revelou que as despesas dos italianos em compras de Natal cifrou-se em 4,4 mil milhões de euros, 440 milhões de euros abaixo da estimativa inicial da associação, segundo a Bloomberg. 

Mas as más notícias não se devem ficar por aqui. O líder do grupo Condacons, Carlo Rienzi, considera que o período de saldos que se segue em Janeiro deverá ser de quebra nas vendas, na ordem dos 30% e 40%. 

A Itália é um dos países da Zona Euro que está a implementar medidas de austeridade para caminhar para uma consolidação orçamental que a afaste do centro da crise da dívida soberana. 
Na semana passada, foi divulgado que a confiança do consumidor italiano estava nos níveis de 1996, ou seja, ao nível de há 15 anos atrás.

Da mesma forma, também a economia italiana está a recuar, com um deslize do Produto Interno Bruto de 0,2% no terceiro trimestre face ao trimestre anterior.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios