Notícias

ECONOMIA: Crise leva produção industrial italiana à mínima em 25 anos

A produção industrial italiana caiu cerca de um quarto durante a recente crise global, voltando aos níveis de 25 anos atrás, segundo um estudo do Banco da Itália.

Em um relatório publicado no endereço da instituição na Internet (www.bancaditalia.it), o banco disse que a produção industrial do país sofreu mais do que as duas maiores economias da zona do euro, a França e a Alemanha.

 

Enquanto as atividades manufatureiras francesa e alemã caíram para os níveis mais baixos em 12 a 13 trimestres, na Itália o declínio atingiu os menores patamares em 100 trimestres, disse o banco.

 

"Em relação às máximas observadas no início de 2008, no segundo trimestre deste ano, o índice de produção industrial registrou uma queda de 25 por cento," concluiu o estudo.

A Itália, terceira maior economia da zona do euro, saiu da recessão com um crescimento de 0,6 por cento do PIB no terceiro trimestre, pondo fim à pior recessão no país desde a Segunda Guerra Mundial.

O governo projeta que o PIB do país terá uma contração de 4,8 por cento este ano, após uma queda de 1,0 por cento em 2008. Para 2010, a expectativa é de um modesto crescimento de 0,7 por cento.

De todo modo, o Banco da Itália considerou que a severidade da contração no setor industrial italiano levantou preocupações sobre a continuidade do processo de modernização que começou no início da década.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios