
A confiança do consumidor italiano subiu de forma inesperada em março, para o maior nível desde julho, impulsionada principalmente pela melhora do sentimento em relação às finanças familiares. O índice de confiança do consumidor do escritório nacional de estatísticas (ISTAT) avançou para 96,8, ante 94,4 em fevereiro.
O resultado supera a estimativa média de uma pesquisa da Reuters com analistas, que apontava para um leve declínio a 93,7. As estimativas variavam de 92,0 a 94,6.
O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, assumiu em novembro um país na linha de frente da crise da zona do euro, com o rendimento do título de 10 anos perto de 7 por cento e subindo.
Agora, com o rendimento do título de 10 anos abaixo de 5 por cento e as preocupações com um possível default perdendo força, o sentimento está melhorando apesar do fato de a Itália ter entrado em recessão técnica no quarto trimestre.
A economia da Itália se contraiu em 0,7 por cento nos últimos três meses de 2011 devido a uma queda na demanda doméstica e economistas não esperam uma recuperação pelo menos até o segundo semestre de 2012.