Notícias

Draghi diz que União Europeia “está se movendo” sobre crise de energia

O premiê demissionário da Itália, Mario Draghi, afirmou que as “coisas estão se movendo” na União Europeia para lidar com a crise de energia no bloco ao fim do encontro informal de líderes realizado em Praga, na República Tcheca.

“Sobre a energia, as coisas estão se movendo. A Comissão apresentará ao Conselho do dia 19 de outubro uma proposta na qual os três elementos – tentar diminuir os preços, ter um elemento no mecanismo de solidariedade e o início da reforma o mercado de eletricidade – estarão presentes”, disse aos jornalistas após o encontro.

A reunião em Praga teve uma série de sugestões sobre a crise energética, inclusive, a imposição de um teto de preços para o gás natural vindo da Rússia, mas nada ficou definido – ao menos publicamente – sobre o tema.

Por sua vez, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que houve um “grande apoio” entre os líderes em fazer uma compra conjunta de gás natural, como ocorreu durante a pandemia de Covid-19 na busca por vacinas, e que os países “estão muito preparados” para enfrentar os próximos meses de frio.

“Depois de sete meses do início da guerra [na Ucrânia], estamos muito preparados para o inverno. Os nossos estoques estão em 90% hoje, 15% a mais do que no mesmo período do ano passado”, afirmou Von der Leyen.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios