
Um dirigente do Vaticano afirmou que o quadro de saúde do Papa Francisco “não piorou” e que sua condição é “estável”, apesar de o último boletim médico ter apontado uma situação “complexa” devido a uma “infecção polimicrobiana”.
“O Papa está estacionário. Encontraram o problema, uma infecção multibacteriana, e estão preparando um tratamento que parece ser eficaz, então o Papa não está piorando, como vejo muita gente dizer”, disse o padre Antonio Spadaro, subsecretário do Dicastério da Educação e da Cultura, em entrevista ao canal TV2000, de propriedade da Conferência Episcopal Italiana (CEI).
“Ele está sem febre e ontem telefonou para o pároco de Gaza. Obviamente, o Papa está trancado em um quarto de hospital, e acho que isso deve ser terrível para ele, mas é verdadeiramente necessário”, acrescentou o sacerdote.
O Vaticano ainda não divulgou um boletim médico nesta terça, mas o porta-voz Matteo Bruni assegurou que Francisco teve uma “noite tranquila” no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, e segue a recomendação de “repouso absoluto”.
Ainda não há previsão de alta, mas o Vaticano cancelou todos os compromissos do líder católico ao menos até o próximo domingo (23). O Papa está internado desde a última sexta (14), após ter apresentado sintomas respiratórios durante várias semanas, sem diminuir o ritmo de trabalho.