Notícias

Detentos trabalham em prisão que virou hotel na Itália

Uma antiga prisão de alta segurança na Itália foi parcialmente transformado em hotel e emprega detentos, mas o empreendimento está ameaçado pela crise financeira no país.

O local, na ilha de Pianosa, funciona como prisão desde 1970 e detinha até chefes da máfia considerados particularmente perigosos antes de ser fechada em 1998.

Um programa iniciado em 2000 pela cooperativa local San Giacomo, em conjunto com a prisão na ilha de Elba, trouxe criminosos condenados de volta ao local como funcionários. Atualmente, são cinco.

"É uma iniciativa muito positiva. Ela permite que essas pessoas se reintegrem gradualmente à sociedade de forma menos traumática do que se eles saíssem da prisão de um dia para o outro", disse o vice-chefe da cooperativa Brunello De Batte.

Os presos, cada um cumprindo uma pena longa por crimes não revelados, trabalham como barmen, cozinheiros, faxineiros, garçons e até mesmo vendedores de loja no pequeno hotel, de 12 quartos, com um bar e um restaurante dirigido pela cooperativa.

Ainda considerados prisioneiros, eles não podem sair da ilha e estão confinados à noite em quartos especiais.

"Ao longo dos anos, tenho visto esses prisioneiros amadurecerem, assumirem responsabilidades. Eles estão completamente diferentes em relação com quando eles chegaram. Eles desenvolveram um sentimento de pertencer a um grupo", disse Brunello.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios