Notícias

Deputado Italiano visita comunidade italiana em Campinas, interior de São Paulo

O deputado italiano Fabio Porta, eleito por São Paulo, visitou a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, para debater as necessidades da comunidade italiana no Brasil.

 

Ele esteve no Vice-consulado da Itália no município conversando com representantes dos imigrantes. Na região de Campinas, segundo estimativas do vice-consulado, existem cerca de 20 mil cidadãos italianos. Segundo Porta, há uma demanda muito grande, entre os italianos que vivem no Brasil, na área social. 'Há muitos italianos idosos que não têm meios de sobreviver e precisam de ajuda econômina e social do governo italiano' , diz o deputado. 

 

O vice-consul de Campinas, Álvaro Roberto Cotomacci, estima que somente em Campinas o consulado presta assistência a 40 idosos. Em todo estado, são 500 idosos carentes. 'Há um número maior e infelizmente o dinheiro que o governo italiano manda não é suficiente para atender a todos' , completa Cotomacci. 

Porta comenta que outra prioridade da comunidade italiana diz respeito à concessão de dupla cidadania. Hoje, conta Porta, há mais de 600 mil destas solicitações praticamente paradas no Consulado Geral da Itália. 'A demora para a concessão da cidadania chega a 10 anos' , completou o político. Há um projeto para reduzir esse tempo para dois anos no máximo, só que não há verba. 

Todos os pedidos devem ser encaminhados para o Consulado da Itália em São Paulo, que centraliza a análise e concessão do direito. O problema é que a estrutura é insuficiente para conciliar este serviço com todos os tipos de ações relacionadas aos 250 mil italianos que residem no estado. 'O Parlamento aprovou uma verba para investimento no consulado, mas esse recurso foi cortado' , diz o deputado. Segundo ele, essa será uma das prioridades no seu trabalho. (Fonte: Cosme)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios