Notícias

CRISE NA POLÍTICA: Pier Luigi Bersani diz não ter condições de garantir um governo para a Itália

O secretário do Partido Democrático da Itália (PD), Pier Luigi Bersani, admitiu que a legenda não tem condições de garantir um governo para a Itália e pediu para os deputados eleitos se prepararem para uma mudança profunda.

"Nós não estamos em condições de garantir sozinhos um governo a este país, assim como também os outros [partidos] sozinhos não estão", declarou Bersani durante uma assembléia dos deputados e senadores eleitos do PD.

Para o líder da bancada de centro-esquerda, "2013 será o pior ano desde 2007" e "o eleitorado está pedindo uma grande mudança, que não é maquiagem, mas algo profundo". "Nós queremos cultivar abertamente essa idéia, começando a legislatura sob o signo da mudança", disse Bersani.

A atenção do Partido Democrata está toda concentrada no Movimento 5 Estrelas (M5S), do ex-comediante Beppe Grillo, que conquistou cerca de um terço de todos os parlamentares italianos nas últimas eleições.

Muitos dirigentes do PD estão apontando que a única solução para permitir a formação de um governo na Itália seria o apoio do M5S, uma hipótese rejeitada por Beppe Grillo e por seus seguidores. 

"Com o PD é possível começar um diálogo sobre a transparência, porque no Parlamento se dialoga, mas não haverá acordo para apoiar um governo do PD", declarou Roberta Lombardi, porta-voz dos deputados do M5S na Câmara dos Deputados, que excluiu "categoricamente" essa possibilidade. "Se alguém decidir votar com o PD, vai ser expulso do movimento", declarou Lombardi.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios