Notícias

Corte Europeia dos Direitos Humanos marca julgamento de recurso de Silvio Berlusconi para novembro

BerlusconiA Corte Europeia dos Direitos Humanos, sediada em Estrasburgo, na França, fixou para 22 de novembro de 2017 o julgamento do recurso apresentado pelo ex-primeiro-ministro da Itália Berlusconi contra sua cassação pelo Senado, ocorrida em dezembro de 2013. 

O caso será analisado pela Grande Câmara, principal colegiado do tribunal e formada por 17 juízes. Berlusconi e o governo italiano têm até 31 de julho para depositar suas alegações, e a sentença deve ser divulgada seis meses depois do julgamento, ou seja, em maio de 2018.   

Em seu recurso, Berlusconi questiona a validade da chamada “Lei Severino”, que prevê a inelegibilidade e cassação de políticos condenados pela Justiça – o ex-primeiro ministro perdeu seu mandato de senador após ter sido sentenciado em última instância por fraude fiscal.   

O líder conservador, que está inelegível até 2019, alega que seus direitos humanos foram violados por ele ter sido punido de maneira “retroativa”, já que a lei foi sancionada apenas em 2012, enquanto o processo por fraude transcorria desde 2005. A mesma tese já foi rejeitada pela Corte Constitucional da Itália.   

O ex-primeiro-ministro foi condenado a quatro anos de prisão por evasão fiscal na compra e venda de direitos televisivos e cinematográficos por parte de seu grupo de mídia, o Mediaset.   

Beneficiado por uma série de indultos devido a sua idade avançada, Berlusconi teve a pena comutada para um ano de serviços sociais em um asilo.   

Ainda assim, o caso levou à cassação de seu mandato de senador e deu um duro golpe na popularidade de seu partido, o Força Itália (FI), que hoje disputa o eleitorado conservador com a ultranacionalista Liga Norte.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios