Notícias

“Corrida maluca” acaba com a vitória de Button, após encerramento na 32ª volta, devido a forte chuva

O GP da Malásia teve de tudo, ou melhor, quase tudo, pois só não teve a bandeirada final. Devido ao forte temporal, a corrida foi encerrada na 32ª volta, com a vitória do inglês Jenson Button.

 

Logo na largada, Buton que conquistou a segunda poli-position e Timo Glock que saiu em terceiro, se posicionaram mal e perderam muitas posições.

 

Barrichello, que quase bateu em Kubica que não conseguiu largar, ultrapassou dois concorrentes na primeira reta, indo para sexto, Raikkonen que largou em sétimo fez a primeira curva em quarto mas caiu para quinto, e Massa passou por quatro outros pilotos e ocupou a décima segunda posição.

 

Aos poucos o contestado difusor começou a fazer a diferença e Button ultrapassou o finlandês da Ferrari e Alonso e foi para terceiro, enquanto Barrichello demorou para ultrapassar o espanhol da Renault e acabou perdendo segundos importantes.

 

A iminência das chuvas preocupava a todos, pois a pista estava seca mas o céu mostrava que viria muita água pela frente.

No primeiro pit stop apenas Raikkonen, entre os 10 primeiros, colocou pneus para pista molhada, o que se transformou em erro, pois a chuva demorou a aparecer e o pneu ficou muito desgastado.

 

Massa, com mais combustível no tanque, pôde esperar e entrar quando parte da pista estava realmente molhada e fez apenas uma parada, contra duas dos outros, e por causa deste acerto na estratégia pulou para a sexta colocação.

 

Porém, a melhor estratégia foi da Toyota que colocou pneus intermediários no monoposto de Glock, que passou a andar sete segundos mais rápidos que os demais, aproveitando-se da parte da pista que estava seca, e logo passou a ocupar a liderança.

 

Repentinamente a chuva apertou bastante e desta vez todos tiveram de fazer novo pit stop. A partir daí praticamente não teve mais corrida, pois logo o "safety car" teve de entrar, e na sequência a corrida foi interrompida.

 

Após 50 minutos a pista estava em melhores condições, mas a falta de luz natural, a corrida para agradar aos detentores dos direitos de TV ocorreu no final da tarde naquele país, e de luz artificial fez com que fosse dada por encerrada a etapa.

 

Como não foram percorridos mais de dois terços da prova o regulamento afirma que as pontuações tem que ser distribuídas pela metade, mas não se sabe se a FIA manterá o regulamento ou decidirá de outra forma. Desde 1991 que uma disputa não completava os 75% obrigatórios para a pontuação ser completa.

 

Mais uma vez a Ferrari não pontuou.

 

Confira a classificação final do GP da Malásia:

 

1- Jenson Button (ING/Brawn GP) – 31 voltas
2- Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) – a 22s7
3- Timo Glock (ALE/Toyota) – a 23s5
4- Jarno Trulli (ITA/Toyota) – a 46s1
5- Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) – a 47s3
6- Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 52s3
7- Lewis Hamilton (ING/McLaren) – a 1min00s733
8- Nico Rosberg (ALE/Williams) – a 1min11s576
9- Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 1min16s932
10- Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) – a 1min42s164
11- Fernando Alonso (ESP/Renault) – a uma volta
12- Kazuki Nakajima (JAP/Williams) – a uma volta
13- Nelsinho Piquet (BRA/Renault) – a uma volta
14- Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – a uma volta
15- Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – a uma volta
16- Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) – a uma volta
17- Adrian Sutil (ALE/Force India) – a uma volta
18- Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) – a duas voltas

 

Abandonaram:

Robert Kubica (POL/BMW Sauber) – volta 1
Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) – volta 1

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios