
O treinador da Itália, Marcello Lippi, reduziu de 30 para 28 jogadores a lista de convocados para a seleção italiana que disputará a Copa da África do Sul, com o corte do lateral Fabio Grosso, autor do gol decisivo na disputa de pênaltis na final da Copa de 2006, e do meio campo Antonio Candreva.
Grosso, que foi convocado em 48 oportunidades e marcou 4 gols, se mostrou surpreso já que foi o herói da Itália campeã há quatro anos, ao marcar também o primeiro gol na prorrogação da semifinal em que os italianos superaram a Alemanha por 2-0.
No entanto, o jogador atuou pouco pela Juventus, fator decisivo para a escolha do técnico.
"Não convoco ninguém por reconhecimento do passado e isso também vale para (Simone) Perrota ou (Luca) Toni", explicou Lippi em uma entrevista coletiva à imprensa.
"Conversei com ele ontem. Vocês não sabem o quanto odeio isso, mas tive que fazê-lo. É difícil para mim, já foi complicado com os outros quatorze com quem passamos momentos formidáveis na Alemanha", acrescentou.
O corte de Antonio Candreva, que já fora convocado em duas oportunidades, não era uma surpresa. Aos 23 anos, o meio campo é visto como um jogador de futuro.
A lista está composta apenas por nove jogadores que estiveram na Copa da Alemanha, em 2006: o goleiro Gianluigi Buffon; os zagueiros Fabio Cannavaro e Gianluca Zambrotta; os meio campos Mauro Camoranesi, Daniele De Rossi, Gennaro Gattuso e Andrea Pirlo; e os atacantes Alberto Gilardino e Vicenzo Iaquinta.
Lippi revelará os 23 que irão à África do Sul de 23 de maio a 1º de junho.
"Os jogadores estão quase no mesmo nível, por essa razão levei dez dias para avaliá-los", afirmou o treinador para explicar a decisão de manter um grande número de jogadores.
De 23 de maio a 5 de junho, os campeões mundiais realizam uma preparação nos Alpes, e disputarão duas partidas amistosas contra o México, em Bruxelas no dia 3 de junho, e contra a Suíça, em Gênova no dia 5 de junho.
A viagem para a África do Sul está programada para 8 de junho.
A Itália está no grupo F e jogará contra Paraguai (14 de junho), Nova Zelândia (20 de junho) e Eslováquia (24 de junho).