Notícias

Consórcio alemão vence concurso para cobrir Arena de Verona

Um consórcio alemão venceu o concurso internacional que selecionou o projeto para a construção de uma cobertura removível na Arena de Verona, o anfiteatro romano mais bem conservado da Itália.

A proposta escolhida foi apresentada pelo escritório de engenharia Schlaich Bergermann e pelo estúdio de arquitetura GMP, o mesmo responsável pelos projetos dos estádios Mané Garrincha, Arena da Amazônia e Mineirão, no Brasil.

Ela prevê a montagem de uma espécie de cortina de pano retrátil sobre a arena, mas sua realização ainda depende do aval da Superintendência dos Bens Arqueológicos do Vêneto e do Ministério dos Bens Culturais da Itália. Ainda assim, o prefeito de Verona, Flavio Tosi, diz que o projeto deve estar concluído dentro de três anos.

Segundo ele, o objetivo da cobertura é permitir a realização de espetáculos no anfiteatro em dias de chuva, mas principalmente evitar os efeitos erosivos provocados pela ação da água. A proposta vencedora do concurso superou mais de 80 ideias e recebeu um prêmio de 40 mil euros, valor financiado pela grife italiana de roupas íntimas Calzedonia.

O presidente e principal acionista da marca, Sandro Veronesi, já afirmou estar disposto a custear a obra, estimada em 13,5 milhões de euros. Construída provavelmente no século 1 d.C. – faltam dados exatos sobre sua inauguração – a Arena de Verona é menor que o Coliseu de Roma, porém está mais bem conservada, tanto que realiza espetáculos até os dias de hoje.

Todos os verões, o anfiteatro recebe milhares de pessoas para um concorrido calendário de óperas que costuma ter ingressos esgotados com antecedência. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios