Notícias

Confira os filmes italianos da 40ª Mostra de Cinema em SP

Ao menos 20 filmes italianos serão exibidos na 40ª edição da Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, que acontece até o dia 2 de novembro.

Durante duas semanas, serão exibidos 322 obras em espaços culturais, cinemas e museus. Neste ano, o evento contará com a presença do diretor italiano Marco Bellocchio, que irá receber o Prêmio Leon Cakoff, entregue todos os anos pela organização da mostra.  

Conheça os principais filmes, que serão exibidos, com direção de Bellocchio:

1. "Bella Addormentata" ("A bela que dorme") – O filme retrata a complexa questão da eutanásia, em resposta ao caso de Eluana Englaro na Itália.   

2. "La Cina é Vicina" ("A China está próxima") – Traz a história de um professor universitário que tenta a carreira política, ajudado por um contador, enquanto sua secretária, noiva do contabilista, transforma-se em sua amante apenas por provocação.   

3. "L'ora di Religione ("A hora da religião") – Conta a história de um pintor e ateu convicto que descobre que sua mãe pode se tornar uma santa.   

4. "Fai Bei Sogni" ("Tenha belos sonhos") – O filme traz a história de um garoto de nove anos, que tem a vida abalada após a morte misteriosa de sua mãe. Durante a vida adulta, ele precisa lidar com os fantasmas do passado.   

5. "Buongiorno, Notte" ("Bom dia, noite") – O filme retrata a história de membros do grupo extremista Brigadas Vermelhas, que sequestram Aldo Moro, ex-primeiro-ministro da Itália e líder do partido Democracia Cristã, que, do seu cativeiro, escreve cartas a políticos, ao Papa Paulo VI e à sua família.

6. "I Pugni in Tasca" ("De punhos cerrados") – Traz a vida de uma mãe de quatro filhos que não consegue educá-los nem administrar a casa.

7. "Il Diavolo in Corpo" ("Diabo no Corpo") – Conta a história de um estudante italiano, que apaixona-se por uma mulher (paciente de seu pai, que é psicólogo) cujo noivo está preso por sua participação em um movimento radical.

8. "La Balia" ("Intrusa") – O filme retrata a vida de um psiquiatra, que contrata uma babá, com quem cria uma ligação forte, para seu filho enquanto sua esposa sofre de depressão pós-parto.

9. "Sorelle Mai" ("Irmãs jamais") – É uma mistura de documentário e ficção que retrata, em seis episódios, uma história sobre a família do diretor na cidade de Bobbio, entre 1999 e 2008.

10. "Pagliacci" ("Pagliacci") – Conta a história de um teatro onde acontecem ensaios de uma adaptação da ópera "I Pagliacci". Não há orquestra, apenas um piano e os cantores.

11. "Sangue del mio Sangue" ("Sangue do meu sangue") – Narra a vida de um jovem padre que só pode enterrar seu irmão, que cometeu suicídio, em terreno sagrado, se sua amante, a freira Benedetta, confessar seus pecados para salvar a alma do morto.

12. "Vincere" ("Vencer") – Narra a história da mulher que afirma ser a verdadeira esposa do ditador Benito Mussolini e que o ajuda a financiar o Il Popolo d'Italia, um jornal que Mussolini fundou para ser o núcleo do futuro Partido Fascista.

Além de Bellocchio, Paolo Sorrentino, Federico Fellini, Antonietta de Lillo, Cristiano Bortone, Matteo Zoppis e Alessio Rigo de Righi também terão obras exibidas durante a 40ª Mostra. Algumas sessões terão entrada gratuita. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios