Notícias

Cidade italiana de centenários é tema de estudo

Cientistas norte-americanos e italianos estão estudando por que os habitantes da vila de Acciaroli, localizada no sul da Itália, têm uma expectativa de vida tão alta. Cerca de 300 pessoas, de uma população de por volta de 2 mil, têm mais de 100 anos. O cardiologista Alan Maisel, da Faculdade de Medicina de San Diego, na Califórnia, deu início a um estudo com os centenários da cidade para tentar encontrar a chave da longevidade.

Uma das hipóteses seria a alimentação da população de Acciaroli, baseada na rica dieta mediterrânea, muito popular nesta região.

A chamada dieta mediterrânea é rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, peixe e azeite de oliva e contém pouca carne vermelha ou processada.

Além disso, um ingrediente muito usado na culinária local é o alecrim, conhecido por melhorar a memória, prevenir o câncer e ajudar no retardo do envelhecimento. Algo que também surpreendeu os pesquisadores foi que muitos dos habitantes locais aparecem não se esforçar para levar uma vida saudável, sendo que muitos deles inclusive são fumantes. Apesar de não se exercitar, todos caminham diariamente, especialmente em áreas montanhosas, uma vez que realizam todas as suas atividades cotidianas a pé. (Fonte: Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios