O prefeito da cidade de Florença, Dario Nardella, informou que dará um prêmio para a professora norte americana Hope Carrasquilla, forçada a se demitir na última semana da Classical School de Tallahassee, na Flórida, por ter mostrado em uma aula a imagem do “David”, de Michelangelo.
“Confundir arte com pornografia é simplesmente ridículo. Convidarei pessoalmente a professor a vir para Florença para dar um reconhecimento em nome da cidade.
A arte é civilização e quem a ensina merece respeito”, afirmou o líder municipal que estava em viagem a Nova York para um evento das Nações Unidas.
A estátua criada pelo gênio do Renascimento está permanentemente exposta na Galleria dell’Accademia e é uma das principais atrações de Florença. Além de Nardella, também a instituição convidou a professora e os alunos a verem a obra de perto.
A polêmica aconteceu após Carrasquilla revelar à mídia local o que havia ocorrido. Segundo a professora, em informações depois confirmadas pela escola, três pais reclamaram com a direção de que a imagem de “nudez” foi exibida sem nenhuma advertência.
A estátua é um dos símbolos do Renascimento italiano e foi apresentada durante uma aula sobre otema para os alunos da 6ª série.