

O músico, tido para muitos como criador da bossa nova, volta aos palcos da maratona depois de seis anos. Sua apresentações estão marcadas para os dias 2, 3 e 4 de janeiro de 2009.
João Gilberto se apresentou quatro vezes no Brasil em 2008, em comemoração aos 50 anos da bossa – fazia uma década que o compositor não tocava em seu país de origem.
Aos 18 anos decide se mudar para Salvador com intenção de ser cantor de rádio e crooner. Em seguida, foi para o Rio de Janeiro, em 1950, e teve algum sucesso cantando no grupo Garotos da Lua.
Entretanto, foi posto para fora da banda por indisciplina, passando alguns anos numa existência marginal, ainda que obcecado com a idéia de criar uma nova forma de expressar-se com o violão. Seu esforço finalmente foi recompensado e, após conhecer Tom Jobim – pianista acostumado à música clássica e também compositor, influenciado pela música norte-americana da época (principalmente o jazz) – e um grupo de estudantes universitários de classe média, também músicos, lançaram o movimento que ficou conhecido por bossa nova.