Notícias

Artistas portugueses lançam canção de apoio ao italiano Cesare Battisti

Um grupo de artistas portugueses lançou, uma canção de solidariedade ao ativista italiano Cesare Battisti, preso no Brasil, numa iniciativa da Comissão de Apoio a Cesare Battisti, em Portugal.

Do grupo de cantores fazem parte alguns dos nomes mais conhecidos da música portuguesa, como José Mário Branco, Amélia Muge, Camané e Paulo de Carvalho.

Battisti, que fez parte de um grupo de extrema-esquerda em Itália, foi condenado no seu país, à revelia, a prisão perpétua sob a acusação de participação em homicídios.

Refugiado no Brasil, Battisti, que nega os crimes, foi preso há quatro anos e está recluso no presídio da Papuda, em Brasília, na sequência de um pedido de extradição apresentado pelas autoridades italianas.

No último dia do seu mandato, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, com base no direito Constitucional brasileiro, rejeitou o pedido de extradição. Lula acompanhou na decisão parecer nesse sentido do ex-ministro brasileiro da Justiça, Tarso Genro, atualmente governador do estado do Rio Grande do Sul.

Apesar da decisão presidencial, Battisti continua preso à ordem de ministros do Supremo Tribunal Federal que questionam a decisão de Lula.

A canção " Hoje Battisti, amanhã tu", com letra de Manuela de Freitas e José Mário Branco, e música de José Mário Branco, é interpretada por Aldina Duarte; Amélia Muge; Caman; Duo Diana & Pedro; Duo Virgem Suta; Fernando Mota; João Gil; Jorge Moniz; Jorge Ribeiro (grupo Baile Popular); José Mário Branco; Luanda Cozetti (Couple Coffee); Norton Daiello (Couple Coffee); Paulo de Carvalho; Pedro Branco e Tim.

Participaram os instrumentistas: Guitarra (violão): José Peixoto; Baixo eléctrico: Norton Daiello; Flauta e sax soprano: Paulo Curado; Percussões: Fernando Mota e José Mário Branco.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios