
Debaixo dos escombros da Basílica de São Bento, na cidade italiana de Norcia, atingida por um terremoto em 30 de outubro de 2016, ainda existem tesouros a serem recuperados, como o famoso quadro de Filippo Napoletano, “San Benedetto che riceve Totila”, datado de 1621.
A informação foi confirmada pela superintendente das Belas Artes de Úmbria, Marica Mercalli, que revelou à agência Ansa que raridades ainda podem ser encontradas durantes as próximas semanas, quando recomeçarão os trabalhos de remoção dos destroços do interior da Basílica.
A obra de Napoletano ficava em uma posição em que se acredita que, após o abalo, tenha sido “sepultada” sob o grande acúmulo de escombros que ainda constam dentro da igreja.
Logo depois do forte tremor que atingiu a região, as autoridades italianas colocaram grandes telas de plástico sobre os destroços, na tentativa de limitar infiltrações de água. No entanto, não se sabe em que condições a obra será encontrada.
A expectativa é de que outro quadro também seja localizado. “L’adorazione dei pastori” ficava sobre o segundo altar à direita da basílica, dedicado à Epifania. Ambas as telas eram localizadas na parte central da igreja, justo onde caíram os pedaços maiores de pedras. Até hoje, somente um terço dos escombros foi removido da basílica. (Ansa)