
Há exatos 414 dias do desabamento da Ponte Morandi, que matou 43 pessoas em 14 de agosto de 2018, em Gênova, foi instalado o primeiro trecho viário da nova estrutura.
O tabuleiro foi fixado entre os pilares 5 e 6 da futura ponte, a quase 50 metros de altura. “Gênova é um símbolo de renascimento. Obrigado à comunidade que torna concreto esse projeto: operários, dirigentes, instituições e engenheiros”, disse o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, que acompanhou a instalação da pista.
A seção do tabuleiro tem 50 metros de comprimento, pesa 500 toneladas e é a primeira das 19 que constituirão a obra (16 de 50 metros e três de 100 metros). Seu içamento também foi presenciado pela ministra da Infraestrutura Paola De Micheli, pelo prefeito Marco Bucci, pelo governador da Ligúria, Giovanni Toti, e pelo senador vitalício e arquiteto Renzo Piano, autor do projeto da nova ponte.
A reconstrução está a cargo do consórcio PerGenova, formado pela estatal Fincantieri e pela construtora privada Salini Impregilo, e deve ser concluída em abril de 2020, ao custo de 200 milhões de euros. A estrutura terá 1,1 quilômetro de extensão e 43 antenas luminosas para homenagear as vítimas do desabamento.
Inaugurada em 1967, a Ponte Morandi havia sido construída por meio de um método desenvolvido pelo engenheiro italiano Riccardo Morandi e usado em poucos lugares do mundo. O sistema era baseado em uma ponte estaiada, mas com as pistas suspensas por cabos de concreto, e não de aço, como é mais comum.
A suspeita é que a construção tenha entrado em colapso devido a uma falha estrutural.